quinta-feira, 18 de junho de 2015

Bolívia anuncia curso de medicina na fronteira com Plácido de Castro

A inauguração de uma faculdade de Medicina na vila boliviana Evo Morales, na fronteira com o Acre, deve impulsionar a economia de Plácido de Castro. A estimativa é de que mais de R$ 1 milhão deva circular na circular na cidade todos os meses. A prefeitura já se prepara para esse novo momento que deve acontecer já a partir do fim do ano, quando a instituição deve iniciar suas atividades.

1 Placido de Castro Gleilson Miranda

O prefeito Roney Firmino disse que a faculdade deve iniciar com cerca de 500 alunos matriculados, alunos esses que devem se hospedar em Plácido, já que a vila Evo Morales não tem a infraestrutura necessária para receber tanta gente. Com isso, argumenta o prefeito, o comércio será aquecido, gerando empregos e impulsionando o crescimento da cidade.

“Conversei com a proprietária da faculdade e ela me falou que a ideia é realmente começar com 500 alunos, mas esse número deve ser ampliado quando a instituição estiver em pleno funcionamento”, disse o prefeito.

De acordo com Roney Firmino, a obra da faculdade já está em estágio bem avançado. Nos próximos dias devem chegar carregamentos de mobiliário e equipamentos de laboratórios, entre outros.

“Todo esse equipamento e mobiliário está sendo transportado da Bolívia através do Brasil e deve chegar aqui em poucos dias. Outros equipamentos e materiais, entre eles cadáveres para as aulas práticas, virão via aérea direto de La Paz, haja vista que, por suas características, não podem transitar pelo território brasileiro.”

A cidade de Plácido de Castro, no entanto, não tem ainda uma estrutura hoteleira para absorver a nova demanda. Hoje ela conta com não mais que três hotéis e algumas pensões. Mas o prefeito acredita que haverá novos investimentos logo que o projeto da faculdade seja consolidado.

“Há alguns empresários que já estão se preparando para investir nessa área, mas querem, primeiro, ter a certeza de que esse empreendimento realmente será consolidado”, revelou. “Da mesma fora, restaurantes, comércio e demais serviços, serão ampliados a partir do crescimento da economia”, finalizou.


FONTE.http://www.jornalopiniao.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário