quinta-feira, 14 de maio de 2015

Fábrica de beneficiamento de bambu deve gerar mais de 100 empregos


Na manhã desta quarta-feira, 12, ocorreu no gabinete da Casa Civil, uma reunião com o empresário Mark Neelemam da Bambacre Fábricas S.A e os representantes das instituições que fazem parte da“Sala de Situação do Bambu”, criada para informar e discutir os últimos encaminhamentos para a implantação da empresa no Acre.

A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Renata Souza, conduziu a reunião. O representante do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) entregou um roteiro básico com a documentação necessária para que a empresa possa iniciar sua atividade de exploração da área. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) também apresentou os encaminhamentos para o funcionamento da fábrica.
O primeiro produto a ser desenvolvido pela Bambacre são os painéis de bambu e eles já possuem as patentes e o licenciamento para utilizar os painéis em construções internas. Esse será o primeiro beneficiamento realizado pela fábrica. Porém, estudos já estão sendo realizados para a geração de novos produtos feitos com os resíduos que serão gerados. “Depois desse primeiro produto que já temos um canal de venda estabelecido, vamos criar um ecossistema de beneficiamento dos resíduos”, afirma Neeleman.
A meta estabelecida para o início da produção dos painéis é dezembro deste ano, assim a colheita do bambu deve começar daqui a 60 dias. O governador Tião Viana destacou a importância dessa empresa para geração do emprego. O empreendimento vai gerar 120 empregos para região, ou seja, 10% da população do município de Xapuri, onde a fábrica funcionará.
Durante a tarde o empresário teve uma reunião com a Sedens e a Agência de Negócios do Estado do Acre S.A (Anac) para tratar da abertura da empresa e logo em seguida assinou um termo de cooperação com a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) que disponibilizará o mapeamento da localização e o inventário diagnóstico do bambu para a empresa, além de liberar a estrutura da fundação para o desenvolvimento de estudos e projetos tecnológicos do produto.

Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário