domingo, 19 de janeiro de 2014

Jovem perde 31 kg em 10 meses e cria blog para incentivar obesos

Bruna Vieira chegou a pesar 90 Kg. (Foto: Rayssa Natani/ G1)
Os problemas de saúde foram os principais motivos que levaram a jovem Bruna Vieira, de 24 anos, a mudar completamente de vida. Pesando quase 90 kg, ela decidiu, por conta própria e com ajuda da família e de profissionais, modificar hábitos alimentares e fazer exercícios diariamente. O resultado foi a perda de 31 kg em 10 meses e o ganho de mais de cinco mil seguidores na página que criou na internet para ajudar obesos.
Ela conta que se sentia incomodada e preocupada com o fato de ser hospitalizada pelo menos uma vez por semana em Rio Branco com doenças ligadas a má alimentação e ao excesso de peso. “Eu estava cansada de precisar ser internada, toda semana, com dores no estômago, enxaqueca e pressão alta. As pessoas do hospital já me conheciam e sabiam o que eu tinha. Então, eu vi que precisava mudar, ou algo de pior poderia acontecer”, relata.
A jovem confessa que o primeiro pensamento foi tomar remédios para emagrecer. "Eu queria algo que fosse rápido e fácil", comenta. Ao perceber que o caminho mais rápido não era o mais eficaz, mudou de tática. "O problema do remédio são os efeitos colaterais. E se você para de tomar, pode engordar tudo novamente", alerta.
A primeira coisa que incluiu em sua rotina, em janeiro de 2013, foram algumas horas de caminhada. Em três meses, ela eliminou 3 kg. “Este era o incentivo que eu precisava. Vi que se eu me dedicasse e continuasse, realmente poderia chegar ao peso ideal. Então parti para a segunda etapa, que foi entrar na academia no dia 12 de março”.
Com três meses de exercício aeróbico e musculação, se foram mais 4Kg, mas ela sabia que precisava aliar atividade física à alimentação balanceada e então procurou a ajuda de um nutricionista. “Eu já tinha começado a diminuir o que eu sabia que era calórico. Reduzi massas, doces e comida gordurosa. Mas, só o profissional pode te mostrar a combinação adequada de alimentos”, ressalta.
Para Bruna, o mais difícil não foi retirar alguns alimentos do prato, mas sim incluir nele o que era considerado saudável, como verduras. “Eu estava muito determinada, então não me importava em deixar de comer algumas coisas, mas seguir à risca a dieta, incluindo nela aquilo que eu não gostava, era complicado. Além disso, eu tenho que comer de três em três horas. Inicialmente a gente não entende a importância disso para o metabolismo e acha que vai engordar”, diz.

Estética
Apesar de a saúde ter sido o fator de maior relevância, a insatisfação com o corpo também contribuiu com a mudança. Em seu depoimento, ela conta que ao tirar uma foto de biquíni, em dezembro de 2012, se surpreendeu com o que viu. "Eu pensei 'quem é essa garota? O que aconteceu comigo?'. Agora estou muito feliz. Tive que mudar todo o meu guarda-roupa e tudo ficou mais simples".
                                                     Bruna, ex-obesa Acre (Foto: Rayssa Natani/G1)
Em outubro, pesando 50 Kg e satisfeita com o resultado de sua dedicação, ela postou em sua página pessoal do Facebook duas fotos mostrando o antes e o depois. “Houve tanta repercussão, curtidas e comentários, e gente de todo o lugar me perguntando como eu havia feito para conseguir aquela transformação que eu decidi criar o blog Supera +”, conta.

No blog, a jovem posta depoimentos pessoais, fala das dificuldades que enfrentou com a obesidade e recentemente firmou parceria com profissionais de saúde para a publicação de artigos sobre como emagrecer de forma saudável. Bruna não esperava que a página no Facebook chegaria a cinco mil seguidores em tão pouco tempo e que o blog, criado em outubro do ano passado, seria tão visitado, inclusive, por pessoas de outros países.
"Eu posso ver de onde surgem as visitas e me surpreendo. É gratificante ver as pessoas entrando em contato para me pedir ajuda. É melhor ainda poder ajudar e ser ajudada. Porque, apesar de a família apoiar, só quem vive esta realidade entende quando a gente precisa seguir uma dieta e acaba fraquejando", finaliza.
FONTE.G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário