quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Aneel autoriza aumento na tarifa de energia do Acre

Lâmpadas fluorescentes devem substituir halógenas (Foto: Reprodução / EPTV)
Os consumidores acreanos atendidos pela Eletrobras Distribuição Acre vão pagar mais caro na energia elétrica a partir do dia 30 de novembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (26), aumento tarifário médio de 15,58% para os consumidores residenciais e de 10,73% para as indústrias.
Em relação aos consumidores cativos de baixa tensão (abaixo de 2,3 kV) o aumento será de 14,68%, enquanto o consumidores cativos de alta tensão em média (de 2,3 a 230 kV), como empresas e industrias, vão ter um decréscimo 
A Distribuição Eletrobras Acre atende 226 mil unidades consumidoras localizadas em 22 municípios do Acre. O assistente do diretor presidente da Eletrobrás, Celso Mateus, ressalta que a mudança não foi determinada pela empresa, e sim pela agência.
"No caso, essa revisão mexe na concessão, o que foi feito de investimento, os custos, a penalidade pelo que deixou de fazer. É um modelo matemático e financeiro que a Aneel utiliza e gera esse número. Ele que calcula isso, não somos nós", explica.
Ele lembra que existem descontos para as classes mais desfavorecidas no estado. "Quem consome pouco, que a gente chama de baixa renda, tem uma isenção de ate 65% da tarifa. No caso, essa isenções são feitas em várias faixas das famílias de baixa renda que participam de programas de assistência sociais, então se ela consumir em uma determinada faixa tem determinada isenção", explica.
FONTE.G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário