segunda-feira, 15 de julho de 2013

REVOLTA: ESTUDANTES JORDANENSES SÃO TRANSPORTADOS EM "PAU DE ARARA" DURANTE OS JOGOS ESCOLARES 2013

Esse foi o transporte disponibilizado aos alunos de Jordão que foram à Tarauacá, participar da Fase Regional dos Jogos Escolares 2013.
É o popular pau-de-arara. Será que a Secretaria de Estado de Educação não tem outro meio de transporte? Sim, Inclusive micro-ônibus. Mas até agora não entendi o porquê da escolha.
        
Por Leandro Matthaus
    
Saiba mais sobre o “transporte” PAU DE ARARA
Pau de arara é o nome dado a um meio de transporte irregular, e ainda utilizado no Nordeste do Brasil. Consiste em se adaptar caminhões para o transporte de passageiros, constituindo-se em substituto improvisado para os ônibus convencionais. Usa-se também para vender frutas.
Sobre a carroceria do veículo são colocadas tábuas, que servem de assento, e a instalação de uma lona como cobertura à proteger das intempéries completam a adaptação deste para o transporte.
Conquanto proibida pela legislação brasileira de trânsito, esta forma de transporte é ainda tolerada em muitos lugares e situações excepcionais – como durante as romarias a Juazeiro do Norte, no Ceará, e ao Bom Jesus da Lapa, na Bahia.


Seu uso tem sido coibido de forma paulatina, no país, por não oferecer as mínimas condições de segurança e conforto e contrariar o Código de Trânsito Brasileiro. Sua "flexibilização", entretanto, foi decidida pelos responsáveis do trânsito no Nordeste, nas situações excepcionais.

FONTE. Blog Fala Jordão

Nenhum comentário:

Postar um comentário