quinta-feira, 18 de julho de 2013

Bicicletas elétricas necessitam de normas para circulação

Modalidade terá que atender às regras previstas na legislação de trânsito
As bicicletas elétricas vêm ganhando espaço no mercado e já se apresentam como um meio de transporte cujo custo-benefício é mais rentável até mesmo que as motocicletas, reconhecidas pela população por sua economia. Em Rio Branco, percebe-se o crescimento desse tipo de veículo circulando nas vias públicas, impulsionada pela facilidade de compra pelas lojas do segmento.

Mas o uso das bicicletas motorizadas não é indiscriminado e deve atender a regras previstas na legislação de trânsito, mais especificamente à resolução 315 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “O Contran equiparou os ciclo-elétricos aos ciclomotores, ou seja, veículos cuja velocidade máxima não ultrapassa 50 km/h, portanto, é necessário que o ciclista possua uma Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou Carteira de Habilitação, tenha o veículo registrado e faça uso dos equipamentos obrigatórios para condução nas vias públicas”, explica a diretora-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Sawana Carvalho.

Existem diversos tipos de ciclomotores. Dependendo da velocidade que eles imprimem, o condutor poderá ou não utilizar a ciclovia. Sharles Souza, assessor técnico da Diretoria de Operações do Detran, fala sobre a resolução 375 do Contran, que diferencia os ciclomotores. De acordo com ele, veículos com velocidade de até 6 km/h podem transitar nos passeios públicos ou calçadas. Já para os veículos com até 20 km/h, é obrigatória a utilização de ciclovias.

“Agora, para os veículos com velocidade acima de 20 km/h, como é o caso das bicicletas elétricas, é necessário que o condutor transite nas vias públicas, como qualquer outro veículo”, complementa.

Segurança no Trânsito
De acordo com a diretora do Detran, para que haja um trânsito mais seguro, os condutores de bicicletas elétricas também têm que atentar para as regras de circulação, respeitar a faixa de sinalização e, principalmente, respeitar a faixa de pedestres e os semáforos. “Vemos muitos ciclistas que avançam o sinal vermelho, não respeitam a faixa de pedestres ou não trafegam pelas ciclovias,  e os condutores de bicicletas elétricas estão adotando a mesma prática, pondo em risco a vida. A sinalização deve ser respeitada”, disse. Além disso, é necessário que o veículo possua itens de segurança, como espelho retrovisor e adesivos refletivos. Já o condutor deverá usar capacete.

FONTE.AGAZETA

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