quinta-feira, 13 de junho de 2013

Frente fria poderá chegar ao Estado ainda no final deste mês, prevê Friale

FreagemA população acreana já pode preparar os seus agasalhos. Provavelmente no final deste mês, uma frente fria chegará ao Estado. Enquanto o frio não chega, os dias irão continuar ensolarados e com a umidade do ar um pouco baixa.
De acordo com o meteorologista Davi Friale, as condições atmosféricas não estarão favoráveis à ocorrência de chuvas com volume significativo. “Até o próximo dia 20, teremos calor com chuvas escassas e rápidas, na parte da tarde, em pontos isolados tanto de Rio Branco quanto nos demais municípios. O ar continuará bastante seco e dias ensolarados. Normalmente o dia terá uma alta radiação ultravioleta. Portanto, é bom as pessoas se protegerem adequadamente”.
Com a umidade do ar mais baixa, há rápida perda de calor da superfície durante a noite, fazendo com que as temperaturas fiquem agradáveis principalmente ao amanhecer. “As noites continuarão agradáveis, com temperaturas amenas. E isso não será consequência de nenhuma frente fria, e sim da relativa baixa umidade do ar”, explicou Davi.
O meteorologista ressalta que até o mês de agosto as condições meteorológicas estarão favoráveis à formação de densos nevoeiros. “Há uma rápida perda de calor durante o período noturno, favorecendo a formação dos nevoeiros, que reduzem a visibilidade no início do dia”.
No próximo dia 21 começa o inverno. “Nesta data, teremos o dia mais curto e a noite mais longa do ano. É quando começa o inverno austral, vindo do Hemisfério Sul. E pode ocorrer uma intensa frente fria no início deste inverno. É quase possível que aconteça na 1ª semana”, disse.
A temperatura de todo o Estado poderá cair muito. “Ao que tudo indica, se não houver nenhum bloqueio atmosférico, vamos ter temperaturas próximas a 10ºC. Vai ser um frio para muita gente matar a saudade. Em 2010 tivemos uma frente fria que durou 1 semana, aproximadamente. Esfriou bastante na época e essa pode ser igual. As pessoas podem preparar os agasalhos, há possibilidades de termos tanto frio quanto no passado”, concluiu Davi.
FONTE.agazetadoacre

Nenhum comentário:

Postar um comentário